Bem-vindo ao mundo dos sabores autênticos! Aqui na Queijaria Lobeira fazemos nossos queijos com paixão e tradição. Seguimos as normas e boas práticas exigidas para a produção de queijo artesanal para garantir um produto de alta qualidade.
Cada pedaço é uma jornada sensorial única, repleta de aromas e sabores que só a nossa região pode oferecer. Descubra o verdadeiro sabor da Canastra em cada mordida e encante-se com a qualidade incomparável dos nossos queijos. Conheça as variedades e escolha o seu preferido.
Estamos prontos para compartilhar essa experiência especial com você.
Nosso queijo é feito do leite cru de vacas que nascem e vivem livres nos pastos, se alimentando de pastagem natural.
O coalho é uma mistura de enzimas que quando adicionado ao leite produz a primeira etapa de formação do queijo, a coagulação.
É o fermento natural que usamos na produção do queijo. Ele é o soro que escorre dos queijos produzidos no dia e colhido no dia seguinte para a próxima produção. É a microbiota presente no pingo que confere identidade ao queijo, fazendo com que o queijo da Lobeira seja único.
Depois da massa já prensada e enformada é hora de dar o toque especial no queijo. Aqui usamos apenas o sal grosso. Deixamos por 24 horas e depois o queijo é lavado.
Para conseguir o sabor, a textura, a coloração do tradicional Queijo da Canastra, colocamos cada queijo na tábua de maturação até ele curar. Assim ele ganha a sua identidade. O segredo nessa parte é virar o queijo todos os dias para que ele cure por igual dos dois lados.
O modo de produção do queijo canastra, o mesmo que utilizamos na Queijaria Lobeira, é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro, desde 2008.
O primeiro passo ao receber o queijo da Lobeira, é retirá-lo da embalagem para que possa respirar.
Agora você deve decidir se deseja continuar ou estabilizar a maturação. Siga as instruções abaixo, conforme a sua decisão
Para prosseguir com a maturação é preciso colocá-lo sobre uma tábua de madeira, cobrir com uma tela de proteção ou pano de prato e mantê-lo em local fresco e arejado, virando-o diariamente para que a maturação ocorra por igual nos dois lados. Dê preferência para superfícies que não transmitam cor, cheiro ou sabor ao produto.
O queijo ao interagir com o seu meio ambiente irá mudar a cada dia e a presença de mofos e leveduras é esperada por se tratar de leite cru. Se desejar pode lavar o queijo em água corrente com bucha destinada para esse fim e secar bem com papel toalha ou pano de prato, ou então, pode raspar a casca com a ajuda de uma faca. Caso deseje ter uma experiência completa, a casca pode ser consumida com segurança.
O queijo pode ser maturado pelo tempo que desejar, já que as bactérias que o envolvem não permitem que ele se decomponha.
Se desejar paralisar a maturação no estágio em que recebeu o queijo, a fim de manter por mais tempo as características semelhantes de quando o recebeu, você deve embalar muito bem no filme plástico e colocar na parte menos fria da geladeira.
O queijo irá expressar todo seu sabor e aroma na sua forma natural, então você deve retirá-lo da geladeira e deixá-lo em temperatura ambiente pelo menos 30 minutos antes de consumir.
O mais bacana foi que meu pai e minha tia falaram que trouxe a lembrança da época que eles eram da roça e a minha avó fazia queijo (na época nem tinha geladeira) e a consistência do queijo lembrava muito aquela época….foi uma volta no tempo para eles! Obrigado novamente pelo queijo e por proporcionar esse sentimento aqui na família!